DIA MUNDIAL DA POLIO

24 DE OUTUBRO

CURIOSIDADES DA POLIOMIELITE

  1. A Poliomielite afeta sobertudo as crianças com menos de 5 anos de idade
  2. Apesar de não haver cura, é possível prevenir através da vacinação
  3. Neste momento a doença apenas existe em 2 países
  4. O Rotary já reduziu os casos de Poliomielite em 99,9%
  5. Enquanto não erradicarmos a doença totalmente, qualquer criança corre os risco de a contrair

👩‍⚕️O que é a Pólio?

A Poliomielite causa paralisia e pode ser fatal e ainda ameaça as crianças de algumas partes do mundo.

O vírus invade o sistema nervoso e pode causar paralisia numa questão de horas, colocando em risco pessoas de qualquer idade, mas principalmente menores de cinco anos.

Ao contrário de muitas doenças, a poliomielite pode ser erradicada.

📆 Atualmente...

Quando o Rotary e os seus parceiros formaram a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, em 1988, ocorriam 350.000 casos de pólio por ano em 125 países.

Hoje, reduzimos os casos em 99,9% e apenas dois países continuam a reportar casos do vírus selvagem: Afeganistão e Paquistão.

Graças aos esforços do Rotary e dos seus parceiros, cerca de 19,4 milhões de pessoas que teriam ficado paralíticas podem andar, e mais de 1,5 milhões de pessoas que teriam morrido estão vivas.

A infraestrutura que construímos para acabar com a Poliomielite está a ser utilizada para prevenir e tratar outras doenças (como a Covid-19), causando um impacto significativo em outras áreas da saúde pública.

Para assinalar o dia 24 de outubro, o dia mundial da Pólio, o Rotary Clube de Lisboa está a organizar a 7ªGala da Pólio, no Hotel Tivoli em Lisboa. 


Mais informações sobre a Polio...

POLIO PLUS SOCIETY

A campanha END POLIO NOW continua a necessitar das nossas doações para conseguirmos erradicar a doença de uma vez por todas. É sempre a parte final destes processos que demoram mais tempo , mas nós somos PESSOAS DE AÇÃO e não desistimos!

Assim surgiu a Polio Plus Society que é uma comunidade de pessoas, empresas e instituições que se comprometem com doações anuais para o fundo da POLIO PLUS, fundo este que suporta todas as atividades e campanhas de vacinação reazliadas no mundo. Este é um nobre compromisso feito até que a doença seja completamente erradicada.

Fazeres parte desta Comunidade, vai te permitir conhecer mais pessoas com o interesse de combater doenças e de trocares ideias de como podemos evoluir os nossos projetos, nomeadamente atividades de angariação de fundos para o combate da Polio.

"Eu preciso da vossa ajuda para criar um novo senso de urgência, para criar esperança de que terminemos o trabalho antes que mais surtos (de Polio) ameacem as crianças no mundo. Eu preciso da ajuda de todos para dar vida ao sonho de Rotary"

Gordon McInally

Presidente de Rotary Internacional 2023/24