Curso de Liderança - Rotary Club de Abrantes

06-09-2023

O Rotary Club de Abrantes realizou entre 6 e 12 de Setembro o XIII Curso de Liderança, em estreita colaboração com a Instituição Militar, Regimento de Apoio de Emergência Militar (RAME), outras Instituições Militares (Academia Militar e CPAE), patrocínio da empresa Mitsubishi Fuso Trucks Europe e da Fundação Rotária Portuguesa e apoio logístico da Câmara Municipal de Abrantes.

Após esta XIII edição, já são 344 os jovens que conheceram formação neste Curso.

O Curso é pensado e destinado a jovens entre os 17 e 22 anos de idade, tendo sido idealizado e realizado conjugando vontades e recursos diversos, para que os nossos jovens possam adquirir mais conhecimentos e competências, que certamente constituem ferramentas importantes para utilizar na sua vida futura e que contribuirão para o seu próprio desenvolvimento e também para o da Comunidade em que inserem. Se os jovens são o nosso futuro, não é menos verdade que também já são o nosso presente.

Em termos de objetivos a atingir, temos os seguintes:

  • Autoavaliar-se, para desenvolver a autoestima, automotivação e autoliderança;
  • Resolver problemas e tomar decisões em equipa;
  • Complementar e valorizar a formação académica dos jovens da nossa Comunidade, sensibilizando-os para os temas da liderança e iniciar neles o desenvolvimento das capacidades de liderança indispensáveis à sua futura inserção no mundo do trabalho;
  • Desenvolver no seio da Comunidade e, principalmente entre os jovens, o conhecimento da Instituição Militar através do RAME;
  • Desenvolver no seio da Comunidade e, principalmente entre os jovens, o conhecimento do Movimento Rotário Internacional;
  • Estimular de forma organizada o companheirismo entre os jovens.

O facto de este Curso já estar na sua XIII edição, e sempre com grande procura, é o testemunho da sua mais valia e dos resultados que tem tido.

Para alcançar os objetivos propostos, a direção do XIII CURSO DE LIDERANÇA contou essencialmente com a excelência da equipa de formadores do Exército – RAME.

Participaram também, como Professores convidados, especialistas em domínios de liderança e de sociologia da Academia Militar, do Centro de Psicologia Aplicada do Exército, do grupo NYB de Comunicação e Marketing, da EDP, do Rotary Clube de Aveiro e do Rotary Club de Abrantes.

Os 24 alunos para o Curso de Liderança (15 rapazes e 9 raparigas, entre os quais 3 Interactistas), foram selecionados entre os que frequentam o ensino secundário e o ensino superior, com idades compreendidas entre os 17 e os 22 anos.

Acrescente-se que existiram interessados que não puderam frequentar o Curso, devido a muitas instituições de Ensino Superior terem antecipado o início do respetivo ano letivo.

A seleção é criteriosa e conta com a valiosa colaboração de entidades diversas, com destaque para os Agrupamentos Escolares de Abrantes (número 1, Dr. Solano de Abreu, e número 2, Dr. Manuel Fernandes), Sardoal e Mação.

Contamos ainda com alunos de outros Clubs Rotários, com regular participação do Rotary Club de Portalegre, bem como de formandos autopropostos.

De realçar que durante o Curso é disponibilizado apoio médico e psicológico pelo RCA e pelo RAME. 

No final do Curso, realiza-se um jantar informal de convívio com formandos, familiares e amigos, equipa e militares do RAME, membros do RCA e entidades convidadas. 

Destaque-se que, no habitual processo de autoavaliação diário, todos os formandos se pronunciaram pela realização de um Curso Avançado deste tipo.

Os nossos jovens progrediram dia após dia em todas as situações, atingindo assim os objetivos propostos para este Curso. O Rotary Club de Abrantes deseja que estes tenham sempre este espírito no futuro, não esquecendo que a aprendizagem contínua e a arte da liderança devem ser sempre o seu dia a dia; só assim poderão ser, em tudo aquilo que se envolverem, os melhores.

Se o lema principal do movimento rotário é "dar de si antes de pensar em si", podemos dizer que as Forças Armadas, Exército, o Regimento e os militares que o integram, bem como as restantes instituições já referidas que para ele contribuíram e os particulares que intervieram, também o seguem e fazem jus a este lema na sua forma de estar e contribuir para a sociedade e comunidade. Os valores são comuns!