Meninas empoderadas, tornar-se-ão mulheres que podem mudar o mundo
O presidente do Rotary International, Gordon McInally, quer que o Rotary opere em todos os lugares de forma relevante para aqueles que desejam fazer o bem.
Assim, a sua presidência concentra-se em três iniciativas para Criar Esperança no Mundo: prioridade da saúde mental, consolidação da paz por meio de intercâmbios virtuais e empoderamento de meninas.
Concentremo-nos neste último item: o empoderamento de meninas (termo em língua portuguesa) ou "empowering girls" (em língua inglesa).
Tal ocorre na sequência da iniciativa de sucesso lançada pelo presidente do RI de 2021-22, Shekhar Mehta, e mantida pela presidente de 2022-23, Jennifer Jones, que se concentra em dar mais voz às meninas e mulheres de todo o mundo, para que liberem e alcancem o seu pleno potencial.
Para isso, os Rotários precisam continuar a atuar em prol da saúde, bem-estar, educação, segurança económica e autonomia das meninas. É que estas meninas empoderadas, tornar-se-ão mulheres que podem mudar o mundo.
Os Rotários podem, para o bem, alterar a vida de muitos e fazer a diferença.
Muitos pensarão que a referida iniciativa não se aplica a países desenvolvidos e, como tal, em Portugal não será necessária.
Não têm razão! (...)
Artigo de:
Rita Freitas
Rotary Regional Assistant Coordinator Portugal &Spain – 2021/24