Por que continuamos a fazer doações para o Programa Pólio Plus?

10-10-2023

Caros Companheiros,

Começo por fazer uma pergunta, à qual muito de vós precisam de saber a resposta. Por que continuamos a fazer doações para o Programa Pólio Plus?

Eis a resposta: o Rotary fez uma promessa ao mundo: acabar com a poliomielite; sendo que, hoje, é o programa número um do Rotary Internacional.

Desde que, em 1985, assumimos este compromisso para com a comunidade mundial, assistimos a jornadas de sucesso; mas também houve épocas de frustração e retrocessos, por problemas geopolíticos e sanitários, que retardaram o seu sucesso definitivo. Contudo, nunca se claudicou em valorizar esta promessa como algo inquebrantável para o Rotary.

Há muitos Rotários que duvidam do alcance deste objetivo e defendem a substituição deste programa por outro de interesse mais real. Mas, companheiros: temos a certeza que o Rotary não procura nenhum outro programa que o substitua. Se houver outro tema de interesse mundial, falar-se-á de como confrontá-lo – mas não se falará de substituição. Todos os Rotários devem estar seguros de que não o vamos abandonar até se conseguir a erradicação.

Cada Presidente de Rotary Internacional lança uma ou duas iniciativas para o seu ano Rotário (tal como este ano: Empoderamento das Meninas e Saúde Mental), mas as suas primeiras palavras são para afirmar que este programa de luta contra a poliomielite é sempre mantido como o primeiro objetivo.

O Rotary mantém, dentro da sua estrutura, equipas e cargos específicos para trabalhar neste programa, em coordenação com os outros membros do GPEI – Iniciativa Global para a Erradicação da Poliomielite (formada em 1988), a OMS, GABI (entrou em 2020), CDC, Fundação Bill & Melinda Gates (entrou em 2007), UNICEF e o Rotary International.

O apoio da Fundação Bill & Melinda Gates é fundamental para o resultado anual da campanha, constando este numa transferência anual de 50 milhões de dólares, que se complementa com o compromisso de 2x1 da Fundação Bill & Melinda Gates, situação que nos permite angariar 150 milhões de dólares/ano. É evidente que o orçamento anual é muito maior, porque há muitos outros doadores envolvidos até se conseguir os (cerca de) 1 000 milhões de dólares anuais que são necessários.

O trabalho do Rotary não é apenas com suporte económico, mas é um importante trabalho de sensibilização junto de países e organizações mundiais, sendo o seu impulsionador, e mostrando sempre o interesse na erradicação da poliomielite. Por exemplo, nas reuniões do G20 e em outros encontros de líderes mundiais, um dos poucos acordos que gera consenso é a continuação do apoio à campanha de erradicação da poliomielite. Neste trabalho, como sabemos, não é alheia a influência do Rotary que, como organização civil e não sanitária, leva já 38 anos a impulsionar este programa (sem contar com o seu início em 1979, com a cobertura vacinal nas filipinas).

O registo de poucos casos, até agora 7, não implica que a doença esteja vencida. Se os níveis de cobertura vacinal forem baixos, os casos reaparecerão – como sucedeu, aliás, após a paragem vacinal durante a pandemia.

Nenhum país está livre de contágio – o caso em Nova York do ano passado e a deteção do vírus em águas residuais de Londres ou na Palestina foram essa confirmação. Cada ano nascem milhões de crianças que são vacinadas. Ou seja, o custo económico é mantido, independentemente do número de casos registados até chegarmos a "zero casos".

Esperamos pela vossa colaboração neste projeto de sensibilização e angariação de fundos no mês de outubro, uma vez que no ano passado muitas ações foram realizadas de divulgação e angariação de fundos por vários clubes. Realço a já programada 7ª. Gala da Pólio, como sempre organizada pelo Rotary Club de Lisboa, que se realizará no dia 24 de Outubro, dia Mundial do combate à Pólio

Enviámos para o Inforotary e para todos os Secretários dos Clubes, no início do mês de Setembro, um pedido para que se inscrevam na Pólio Plus Society. É muito simples: será um compromisso, no mínimo de 100 dólares anuais, que irão para o programa Pólio Plus. Receberão um diploma e um Pin especial da Pólio Plus Society, no dia 24 de Outubro durante aquele jantar de Gala da Pólio.

De realçar que podemos continuar a campanha distrital que está na drive do distrito e seguir o exemplo do que já tem sido feito: colocar Mupis desta campanha em locais de visibilidade das vossas localidades, impulsionando o conhecimento e as doações.

Por fim, é de realçar a "quase" passagem por Portugal dos aviadores Peter e John, que deram a volta ao mundo a angariar fundos e que, por razões de mau tempo, não visitaram Portugal na data por eles prevista. Ainda assim, fez-se um jantar onde os mesmos marcaram presença através de uma reunião Zoom (não presencialmente, como estava previsto) e, só nesse jantar, angariámos 1 000 dólares, além de alguns fundos já angariados anteriormente.

Votos que esta semana de 24 de Outubro seja de muito trabalho e inspiração – façam-no com o coração, para assim podermos dar mais um passo importante na contribuição para esta erradicação.


Artigo de:

Ilda Braz

Past-Governadora de Rotary do Distrito 1960

Presidente da Subcomissão Pólio Plus do Distrito 1960