Street Kids - Rotaract Club Caldas da Rainha

18-10-2023

O projeto Street Kids tem o objetivo de ajudar oito crianças de rua, residentes em Nairóbi, Quénia. O seu propósito é providenciar abrigo e duas refeições por dia, bem como inseri-las no sistema educativo.

Conhecemos cada criança e mantemos contacto com todas elas através de uma reunião semanal, que acontece todos os domingos às 10h, via Zoom. Esta reunião é aberta ao público, pelo que qualquer pessoa poderá participar. Com regularidade, são também partilhadas fotos, mensagens e mais.

Ademais, trata-se de um projeto que envolve diversos clubes e distritos, incluindo o distrito 9212 (Quénia), 1990 (Suíça), 1960 (Portugal), e 1780 (França).

Sensibilizamos para o facto de, com 200€ por mês ou 2400€ por ano, é possível alimentar uma criança, dar abrigo e educação, assim como fornecer-lhes outros tipos de bens, como material escolar e roupas.

Já contamos com mais de 28 mil euros em doações. No entanto, trata-se de um projeto contínuo, visto que queremos acompanhar as crianças durante todo o seu percurso escolar, de forma a que estas se insiram no mercado de trabalho e, idealmente, consigam fazer o mesmo por outras crianças de rua.

Em adição, todos os fundos são recolhidos numa conta bancária dedicada ao projeto e o envio de dinheiro para o Quénia é feito apenas mediante apresentação de recibo. Todas as trocas de dinheiro são transparentes e seguras, estando disponíveis para consulta mediante solicitação.

Ademais, é possível selecionar uma criança e fazer o seu acompanhamento e patrocínio -- tal como feito anteriormente pelo distrito 1960, nomeadamente pelo nosso Clube, o Rotaract Club Caldas da Rainha, que durante um ano se dedicou a ajudar uma criança.

De forma a conseguir angariar fundos para o projeto, realizámos várias ações, a saber: a participação numa feira de velharias, a realização de venda de peluches durante o Dia dos Namorados (um projeto que foi denominado de Valentim) e também a realização de jantares de angariação de fundos.

No entanto, o céu é o limite no que diz respeito à angariação de fundos, é apenas preciso um pouco de criatividade.

Deixamos, então, algumas ideias de projetos que podem ser feitos: realização de bailes e festas, noite de cinema e jogos solidária, workshops solidários, vendas de garagem, gincana e muitos outros projetos.

Relembramos que podem ser sempre feitas doações de qualquer valor!